sexta-feira, 8 de maio de 2009

FOME DE...



Hum,este assunto me abre o apetite! FOME. Vamos ver a sua definição: subst f fome ['f?m?] 1 necessidade de comer ter fome 2 falta de alimentos matar a fome satisfazer a necessidade de comer passar fome não ter o que comer Agora,vamos ver o significado de outra “fome”.Algo que muitos possuem e até se vangloriam por isso,acham bonito e motivo de orgulho.Até fazem questão de gritar pra todos saberem,mas o fazem justamente querendo que alguém os socorra e faça passar essa...”fome”. A CARENCIA AFETIVA.
DEFINIÇÃO:s.f. Falta, necessidade, privação. Psicologia - Carência afetiva, ausência total ou parcial de laços afetivos, p.ex., entre pais e filhos, origem de perturbações psíquicas entre as partes.
Repararam que nas duas definições destas duas palavras existe o termo FALTA?
Quando sentimos falta de algo, tentamos supri-las de alguma forma.Mas a maneira, os meios que buscamos para preencher este vazio é que influencia no resultado final.
Quando estamos na infância, as pessoas encarregadas de satisfazer as nossas necessidades são nossos pais. A partir do momento que vamos ganhando autonomia, somos nós mesmos os responsáveis pela busca de nossa sobrevivência. Por exemplo: Um cidadão quer ter dinheiro para comprar comida e assim, matar a sua fome. Ele tem três caminhos a seguir basicamente: Ele pode estudar, encontrar um bom emprego e assim atingir a sua meta, saciar a sua fome. Ou ele pode passar a roubar, virar um criminoso e acabar no mínimo preso e no máximo morto.
Ou no desespero da situação, fazer como alguns povos que vivem na mais absoluta miséria, COMER QUALQUER COISA QUE VIR PELA FRENTE!
O que quero dizer com isso? Que a carência é semelhante à fome, e apesar de muitos não terem consciência deste fato (ou tem e finge não ter), isso se trata de uma DOENÇA. E se as pessoas não admitirem que sofrem deste problema e não procurarem se curar,nunca saberão o significado da palavra FE-LI-CI-DA-DE. Por que?Porque simplesmente perdem boa parte de sua existência procurando-a em outras pessoas,quando na verdade está dentro de cada um!
Sei,isso é clichê.MAS É A VERDADE!
Assim como uma pessoa faminta que come tudo o que lhe aparece na agonia de sua fome,a pessoa carente perde o senso crítico,de seleção,e entrega a sua vida muitas vezes em mãos erradas. Entram na cilada de confundir a doença com o amor, e perdem-se em meio a obsessões crendo que a solução para os seus problemas está no outro.
Como conseqüência esquecem o foco de suas vidas, a auto-estima, o auto-respeito, negligenciam outras áreas de suma importância na existência de uma pessoa, enfim, só fazem besteira! E o pior, ainda jogam a culpa de seus desabores nos outros.
Não assumem a responsabilidade de seus atos, não percebem que quem está as afundando no buraco são elas mesmas e porque QUEREM.
O amor não é dependente, nem doentio, ele é livre, sadio!
A carência aprisiona, machuca. Cega e adoece.
Geralmente, os indivíduos que passam por este problema recebem dos outros dois tipos de reações: A primeira,quando vinda de alguém com atitudes plausíveis e com escrúpulo,que apenas se afasta. Afinal, ninguém quer ser babá de um... Doente; Já a segunda vem de pessoas que estão neste mundo a passeio, sem caráter e igualmente doentes, porém de outras coisas.
Simplesmente alimentam ainda mais a moléstia com atitudes execráveis, aproveitando-se da situação sem o menor pudor e receio. Usam,humilham,iludem e depois jogam no canto como um objeto velho sem utilidade!
É necessário entender que a primeira pessoa que se deve dar amor é ela mesma. Vamos voltar a falar da fome: Suponha que você seja um esmoléu, sem nada para comer, e lhe aparece um outro esmoléu te pedindo comida. O QUE VOCE FAZ? Como dará a alguém algo que não tem nem pra si? Igualmente isso ocorre com os sentimentos!
Então, LIBERTE-SE deste mal. Não permita que a carência o engane sabotando suas metas.
Entenda de uma vez que essa “fome” que está sentindo é de você mesmo. É necessidade de si próprio, de se respeitar, de se amar. Cada um pode apenas se responsabilizar por sua vida, não banque um aleijado tratando os outros como muletas.
Apoie-se em suas próprias pernas!Pois que se saiba, duas pessoas quando se amam de verdade andam lado a lado e não carregando um ao outro em suas costas.

Nenhum comentário: